
Acho que nada mais "ao vivo" que a crise mundial que assola mercados nos quatro cantos do planeta.
Curioso ver apenas comentários na internet de marketeiros preocupados unicamente com a diminuição das verbas de marketing para o próximo ano, a redução dos orçamentos, etc.
Claro que isso afeta diretamente as agências de publicidade, agentes de marketing esportivo, etc, que disporão de menos recursos para trabalhar e lucrar, porém, a meu ver, os efeitos desta crise vão bem mais além, e de uma certa forma não tem sido bem divulgado ou tratado qual seria a verdadeira função de um profissional de marketing no olho deste furacão.
Será que como homens de marketing devemos apenas esperar sentados a diminuição do budget anual, comentar isso com os amigos enquanto tomamos uma cerveja em um "happy hour", e no dia seguinte apenas fazermos o vínhamos fazendo?
Creio que hoje, mais do que nunca, será fundamental uma real compreensão do mercado internacional, a análise do cenário global, uma maior utilização dos recursos de marketing. Começar a estudar, propor novos negócios às suas empresas, alternativas, ir além.
Vejo apenas posts em blogs e websites falando em "usar a criatividade em tempos difíceis". Vejo isso com a mesma apreensão com que vejo um jogo da seleção brasileira, sem tática, sem propriedade do campo, sem estratégia, esperando apenas lampejos de brilhantismo de Kaká e Ronaldinho Gaúcho.
Precisamos, como homens de marketing, fazer a diferença, analisar, entender, pensar, traçar estratégias, aprender a navegar onde todos afundam, ter uma base sólida de compreensão e conhecimento de mercado.
Temos que puxar a responsabilidade, e saber que soluções em tempo de crise não são frutos de criatividade, mas resultado de uma estratégia bem traçada, escorada em todos os dados e análises disponíveis.
As empresas hoje precisam de jogadores de xadrez, bem mais que um ou dois "Ronaldinhos" em seus times.
Qual deles você é?
Nenhum comentário:
Postar um comentário