quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Introdução de novas marcas no mercado


Bem..hoje não vou falar necessariamente de uma atualidade, muito embora o tema a seguir esteja sempre em pauta em um mercado.

Introdução de nova marca. Creio que este é um assunto daqueles que causa dor de cabeça, apreensão, e deixa muitos empreendedores como reféns daquilo que alguns profissionais "paraquedistas" aparecem dizendo e pregando.

Nem todos empresários, quando conseguem uma boa oportunidade de negócio, seja para criar uma marca própria ou para trazer uma já consolidada do exterior, têm know-how suficiente para introduzir seu novo negócio no país. Muitos são apenas investidores, empreendedores, sem o menor conhecimento do ramo em que vão investir. Por mais experientes que sejam, são presas fáceis para discursos prontos vindos de oportunistas.

Posso até vê-los profetizando às suas presas: "Esta é uma tarefa difícil, muito complexa. Podemos introduzir sua marca no Brasil, porém precisamos contar com alguns dos nossos profissionais qualificados. Felizmente temos os melhores do mercado. Teremos que montar um bom escritório e precisaremos investir pesado em divulgação. O mercado brasileiro é extremamente lucrativo, mas não é barato conquistá-lo."

Pessoalmente já vi este discurso algumas vezes, seja como mero observador, seja como apoiador do investidor.

Então, para você empresário, antes de cair nas garras de profissionais "paraquedistas", geralmente ultrapassados e sem idéias novas, fiz uma pequena lista com itens importantes a serem considerados em uma introdução de marca no país. Vale a pena você conferir estes tópicos, antes de investir:

1. HÁ ESPAÇO PARA A SUA MARCA?

Faça uma busca e conheça seus concorrentes, saiba o quanto cada um possui de fatia de mercado, assim como procure saber o montante de "market share" que está em poder de marcas que têm investimento compatível com aquele que a sua terá.

2. RESPEITE OS HÁBITOS DE CONSUMO LOCAIS.

Não importa quão ousado é o seu plano, de nada ele adiantará e nenhum bom resultado irá trazer a curto e médio prazo, se contrariar os hábitos de consumo dos compradores. Tente visualizar se o seu produto tem similares no mercado, e se estes são bem aceitos. Um produto pode ser líder de venda na Europa, mas um fracasso no Brasil. Cada mercado tem sua história, seu nível de desenvolvimento e peculiaridades. Busque semelhanças e analise a viabilidade.

3. CONHEÇA O SEU PÚBLICO.

Vender chapéu de Cowboy em um show de Rock pesado? Vender Ferrari em feirão popular de carros usados? Parece óbvio, mas muitas marcas gastam milhões de reais todos os anos reajustando suas ações para o público alvo correto. Conheça o seu público. Defina o posicionamento da sua marca. Não tente agregar valor ao seu produto, sem antes conhecer bem seu público. Saiba se o preço que pretende praticar se adequa ao seu consumidor.

4. TODO INVESTIMENTO TEM QUE SER BASEADO EM UM PLANO DETALHADO

Não se deixe levar pelo entusiasmo, pela pressa, ou por promessas de sucesso. Todo investimento que sair da sua mão tem que ser baseado em um plano de negócios detalhado, mostrando onde cada centavo vai ser investido, e qual seu tempo de retorno.
Lembre-se e não confunda: Marketing é uma ciência de estudo de mercado com conseqüente ação em prol da venda; e não uma ciência de gastos em publicidade. Exija que um plano de marketing seja apresentado a você por qualquer profissional que venha a contatá-lo. Seja específico, pergunte os porquês de cada investimento. Para todo centavo uma explicação.


Você não precisa ser nenhum Doutor em Marketing ou em Negócios para entender estas dicas, nem precisa se aprofundar. Apenas fique atento, informe-se, e use-as como um guia feito por quem é profissional da área e já provou dos sabores e dissabores de uma introdução de marca no Brasil.

Bons negócios!

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